Todos Nós 5 Milhões, direção Alexandre Mortágua.

“De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça, 5,5 milhões de crianças brasileiras matriculadas em escolas não têm o nome do pai em seus registros de nascimento. É a partir desta informação que surge o documentário  Todos Nós 5 Milhões, que pretende discutir o tema do abandono paterno no Brasil.

Um dos objetivos de “Todos Nós 5 Milhões” é levantar o debate a respeito do papel do homem na sociedade. “O abandono paterno não é necessariamente um ato de alguém maldoso. É algo inserido em um contexto, na forma como se encara a paternidade e os papéis da mãe e do pai na criação dos filhos”.

Alexandre ressalta que os números podem ser ainda mais expressivos: “Esses cinco milhões e meio consideram só as crianças que estão na escola. Não contam as que não estão matriculadas, nem os adultos ou idosos que nunca conheceram seus pais”.

As entrevistas para o documentário incluem homens e mulheres que nunca tiveram o nome de seus pais em seus documentos, além de especialistas no assunto, como psicólogos e advogados, que falam sobre os aspectos em que o abandono paterno influencia a vida dos filhos.

As mães também serão entrevistadas, para expor suas histórias e as dificuldades do processo de busca do reconhecimento da paternidade, muitas vezes enfrentando o preconceito e situações vexatórias, como serem taxadas de interesseiras por buscas os direitos de seus filhos.

Além da parte documental, Alexandre e a equipe, composta pela produtora Luana Alves e a roteirista e assistente de direção Sara Mariel, pretendem filmar uma história fictícia baseada nos aprendizados trazidos pela produção de Todos Nós 5 Milhões, construindo uma narrativa baseada na experiência de vida de uma criança que não conheceu o pai.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s